O movimento de cursilhos iniciou no fim da 2ª Guerra Mundial, através da iniciativa de um grupo de jovens espanhóis, e até hoje vem buscando resgatar homens, mulheres e jovens para engrossar as fileiras dos que creem no vigor e na força da ação transformadora cristã.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento da Igreja Católica de âmbito mundial, e que está no Brasil desde a semana santa do ano 1962, completando mais de 50 anos de existência.
É um movimento que tem um método próprio com base em seus três tempos: pré-cursilho, cursilho e pós cursilho.
O objetivo prioritário é a busca dos batizados afastados e a promoção de um encontro pessoal do homem com a pessoa de Jesus Cristo.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade da nossa região teve início na Diocese de Joinville no ano de 1972, realizado no Seminário de Bateias na cidade de Campo Alegre e foi trazido pelos padres do Sagrado Coração de Jesus de Curitiba. Tinha como primeiro princípio mostrar Jesus Cristo, às lideranças que atuavam na comunidade. Na oportunidade participaram lideranças convidadas pelos padres de todos os setores, inclusive Blumenau que pertencia a Diocese de Joinville. O cursilho feminino iniciou um ano depois neste mesmo local.
Em 1990 por ter a realização de 4 cursilhos por ano, optou-se por realizar cursilhos comarcais que mais tarde foram chamados de cursilhos por setores que aconteciam da seguinte forma: as comarcas de Mafra e São Bento, Jaraguá e Joinville. Blumenau realizava seus cursilhos em Alto Benedito, em Nova Trento ou em Jaraguá.
Nos últimos anos foram realizados 16 cursilhos por ano entre todos os setores.
Os Cursilhos visam despertar a consciência moral de cada um e fazê-los sentir o desejo de se colocar na graça de Deus, como resultado de uma análise de sua própria vida. Desejo de um mundo melhor a partir de si mesmo.
Movimento dos Cursilhos de Cristandade é fazer germinar o Reino de Deus nos ambientes, através dos núcleos de evangelização (Pequenas Comunidades de Fé - PCF) que são pessoas organizadas em uma pequena comunidade que, a partir da fé, num determinado ambiente, trabalham pela transformação e fermentação evangélica daquele espaço vital.
O Decolores é um canto típico dos Cursilhos de Cristandade, cantado pela primeira vez por camponeses espanhóis. Ele é um canto alegre que contribui para criar aquele clima de amor fraternal, próprio do Cursilho e do pós-Cursilho. De fato, sempre que os cursilhistas se reúnem é cantado o "Decolores". Além disso, a palavra “Decolores” é usada como uma forma de saudação entre aqueles irmãos e irmãs, em Cristo, que viveram a experiência do Cursilho, que redescobriram o batismo.